Esta última semana foi diferente para os alunos do 2º ciclo, que realizaram atividades diversificadas propostas pelos professores, com vista a aliar a diversão com a aprendizagem.

Com a Professora Margarida Beatriz, os alunos fizeram representação com fantoches, sob o tema sustentabilidade do planeta Terra.

Com os Professores Rui Arroteia, Frederico Crispim e Rui Franco, a Educação Física marcou presença nas atividades desta semana do 2º ciclo, com o torneio de Jogos Pré-Desportivos, respeitando as regras da DGS: o Famoso “Mata Piolho”.

Um torneio onde o FAIR PLAY predominou e que terminou com todos felizes pela sua participação, com um resultado final de um empate Global com todas as equipas com o mesmo número de vitórias e de derrotas: 2-2 no sexto ano, 1-1 no 5º ano.

Para além deste Torneio, realizou-se também uma Atividade de Orientação, com uma fase inicial de formação (orientação do mapa) e depois de um percurso na escola à procura da Palavra-Chave. Ao nível do 5º ano, o primeiro lugar foi para a equipa dos Escorpiões, logo seguida pelos Chouriços e pelos Champions. No sexto ano, o primeiro lugar foi conseguido pela equipa dos Bananeiros, seguido em segundo lugar pelas equipas Team Stracta e Ice Tea e em terceiro pelos Figos.

Parabéns a todos por um excelente dia passado em conjunto em atividade física, em que jogámos uns com os outros, sem telemóveis.

 

Com os Professores Filipe Casinhas, Ilda Vilhena e António Amaral, as turmas de 2º ciclo foram fazer observações ao microscópio no laboratório de Ciências.

Nesta atividade foi importante trabalhar a habilidade de observação dos alunos ao microscópio, introduzindo-os ao estudo morfológico da célula de cebola e preparações definitivas.

 

Com os Professores Túlia Duarte e Miguel Oliveira, os alunos do 2º ciclo planificaram e construíram uma FOOD TRUCK movida a energia solar. Sempre a pensar no planeta!!!

 

Com o Professor Jorge Garcia, no âmbito do atelier de língua espanhola, os alunos do 6º ano puderam participar numa “Escape Room/Sala de Escape” enquadrada no paradigma da pedagogia da gamificação, proporcionando-lhes, para além do aspeto lúdico, o desenvolvimento de várias competências linguísticas, através de enfoques comunicativos experienciais. Assim, os alunos foram desafiados a por à prova a sua capacidade de colaboração, de resolução de problemas, pondo ao serviço do grupo o seu pensamento crítico, num processo de aprendizagem ativo e envolvente.

 

Com as Professoras Cristina Calqueiro e Teresa Rodrigues, os alunos do 2º ciclo aprenderam matemática, a jogar! Desta forma, puderam rever as expressões numéricas com a ajuda do “Tio Papel” e treinaram o cálculo mental com o “Jogo do 24”.

 

Com o Professor José Augusto Andrade, os alunos foram desafiados a realizar o “EUROPEU DE MATRAQUILHOS”. Foram jogos muito divertidos, competitivos e animados entre os alunos, que viram as mesas de matrecos de volta, com todas as regras de higiene e prevenção, a fazer lembrar os grandes embates do Euro 2020.

 

Com a Professora Ana Filipa Nunes, os alunos de 2°ciclo tiveram a oportunidade de jogar Kahoot, onde puseram à prova o seu conhecimento geral de matérias de diferentes disciplinas.

Com a Professora Cristina Passarinho, os alunos do 2º ciclo realizaram um Atelier de Teatro, onde abordaram técnicas teatrais baseadas na imaginação, criatividade e acima de tudo, improviso para desenvolverem as suas competências performativas, que incluíram o processo de construção de personagens, transformação e colocação da voz e comunicação interpessoal, tendo como base situações do quotidiano.

Momentos divertidos e inesquecíveis!

 

Com as Professoras Joana Dias e Maria Helena Vieira, os alunos do 5º ano estiveram, de forma lúdica, a relacionar conteúdos e vocabulário das disciplinas com a culinária. Aprenderam a confecionar crepes e bolos de laranja e chocolate. Saíram da atividade de barriguinha cheia!

 

Com os Professores Ana Cristina Silva e Filipe Casinhas, os alunos realizaram uma gincana de caça aos valores. Desde os jogos tradicionais a outras atividades lúdicas, os alunos do 5º ano foram enchendo os seus sacos com os valores fundamentais.

Foi uma atividade recheada de muita animação!

 

A última atividade dos alunos do 2º ciclo foi o visionamento de um filme no anfiteatro da escola, com as Professoras Cristina Passarinho, Ilda Vilhena e Margarida Beatriz. “O Dia do Sim” foi o filme escolhido, baseado no livro infantil com o mesmo nome. Cansados de dizer não a tudo, os pais permitem que os filhos ditem as regras durante um dia. Esta foi uma aventura e tanto, que proporcionou momento de entretenimento aos nossos alunos!