1º Ciclo

 

 

Actualmente ao falar-se de Educação, aliam-se a esta temática duas grandes palavras “Sucesso Escolar”.

O 1º Ciclo do Externato Frei Luís de Sousa assume-se como um ciclo em que o sucesso dos alunos é também o sucesso dos educadores.

Com grande dedicação, o grupo de docentes do 1º ciclo, constituído por uma equipa de professores profissionalizados e professores de expressões motoras e artísticas, aposta nesta grande temática, preparando os seus alunos não só nas aprendizagens ligadas a componentes do currículo, como também na educação para a cidadania.

O entusiasmo, a persistência, a calma e a objectividade com que este grupo de educadores se dedicam à tarefa de ajudar a desenvolver harmoniosamente todas as capacidades dos seus alunos, funcionam como incentivos e modelos a imitar na formação de qualquer personalidade.

Estamos conscientes de que queremos contribuir para a formação de seres equilibrados, capazes de estar em harmonia em sociedade e resolver os problemas que vão surgindo no dia-a-dia Partindo do pressuposto, que é da responsabilidade do professor conciliar as necessidades com as motivações, gostos e interesses dos alunos, pretendemos contribuir para um desenvolvimento de competências necessárias à qualidade de vida pessoal e social de todas as crianças, que serão promovidas gradualmente ao longo da educação básica.

À saída do 4º ano do ensino básico, o aluno deve ser capaz de:
– Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos simples para compreender a realidade e poder abordar situações e problemas do quotidiano;
– Usar adequadamente vocabulário inserido nos conceitos das diferentes áreas curriculares, quando se expressa.
– Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio;
– Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas aos objectivos visados;
– Pesquisar, seleccionar e organizar informação simples para a transformar em conhecimento mobilizável;
– Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
– Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;
– Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns;
– Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

O desenvolvimento destas competências pressupõe que todas as áreas curriculares actuem em convergência; cabe a nós professores estabelecer o “Campo de Acção”, consoante os nossos valores e consciência profissional e adoptar a nossa prática pedagógica, ajudando a criança a construir o “Homem de Amanhã”: que seja simultaneamente autónomo, criativo, descobridor, e com um nível elevado de desenvolvimento afectivo, social e cognitivo.