3º Ciclo

 

 

O 3º ciclo do nosso colégio assume-se na sua diversidade como um ciclo de transição que pretende, com uma ação educativa integrada, conduzir ao sucesso dos seus alunos. Tratando-se, de facto, de uma etapa crucial no “curriculum” de cada aluno, baseamos a nossa prática em três preocupações centrais: diferenciação, adequação e flexibilização. Para além disto, apostamos também no rigor científico em todas as áreas disciplinares e num trabalho contínuo e efetivo, de modo a que, no final do 3º Ciclo, o sucesso dos nossos alunos nos Exames Nacionais seja o espelho do nosso sucesso enquanto professores.

Assim, é com empenho e dedicação que o corpo docente do 3º Ciclo, constituído por uma equipa de professores profissionalizados, trabalha para proporcionar aos seus alunos uma sólida aquisição de saberes e competências, apostando na articulação das aprendizagens ligadas a componentes do currículo de carácter transversal, nomeadamente da educação para a cidadania, da compreensão e expressão em língua portuguesa, sem esquecer o recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, promovendo atividades e projetos multidisciplinares.

Numa perspetiva de continuidade, (na senda de todo o trabalho realizado no Pré-escolar e no Primeiro e Segundo Ciclos) queremos contribuir para desenvolver nos nossos alunos os “Saber-fazer” fundamentais (ler, escrever, contar), procurando sempre, em cada um destes domínios, caminhar de forma segura para uma verdadeira autonomia.

Assim, o perfil do aluno no final do Terceiro Ciclo implica:
– a mobilização de saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade.
– o uso adequado de linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar.
– o uso correto a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio.
– o uso de línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação.
– a pesquisa, seleção e organização de informação para a transformar em conhecimento mobilizável.