Mensagem de Boas Vindas

 

O Externato Frei Luís de Sousa, na sua longa história de 50 anos, teve e tem grandes responsabilidades na intervenção pedagógica e educativa das crianças e jovens desta margem sul e, concretamente, na comunidade de Almada.

É com grande prazer, dedicação e responsabilidade que procuramos dirigir esta instituição privada, promovida pela Igreja Católica da Diocese de Setúbal na pessoa do seu Bispo.

Esta instituição, no espaço geográfico e social, onde está situada, contribui para a liberdade de aprender e ensinar, respeitando os direitos dos pais de assegurarem a educação e o ensino dos seus filhos em conformidade com as suas convicções.

O Externato Frei Luís de Sousa, no seu Projecto Educativo, pretende fazer desabrochar a pessoa como sujeito de decisões libertadoras, promovendo um processo de educação integral dos nossos alunos.

Assim, a nossa escola coordena a sua acção no sentido de que todas as formas de actuação adequada dos alunos, em sua prática concreta, se orientem para uma descoberta progressiva da sua individualidade, das exigências da sua acção em grupo e da sua inserção no todo social.

É neste sentido que promove actividades de formação específica nos planos de formação e informação religiosa, de acolhimento e intercâmbio de experiências a diversos níveis bem como actividades de índole desportiva, recreativa e cultural.

Dado que o espaço pedagógico da escola é complementar da educação, que é dever e direito fundamental da família, o Externato mantém com os pais e encarregados de educação o contacto e a relação de colaboração que se apresentem mais válidos e eficazes.

Assim, ao longo do ano lectivo, juntamente com a aplicação dos programas de ensino e aprendizagem, programam-se actividades de complemento curricular. Estas não têm, apenas, a motivação de ocupação de tempos livres, mas também estimular outras vertentes do crescimento educativo, de modo a promover um processo de educação formativa e integral de todos os alunos.

É neste triângulo de educação - alunos, família, educadores – que fundamentamos o nosso trabalho de modo a desenvolver uma verdadeira comunidade educativa.

 

José António Costa

Director